MAESTRO

Virgílio Vidinha


Virgílio Adriano Mouro Vidinha nasceu a 7 de Março de 1972, em Alter do Chão.
Iniciou os seus estudos musicais com 11 anos, na Banda Filarmónica da sua terra natal, sob a regência do senhor Narciso Barrela, seu reconhecido Mestre.
Aos 17 anos, participou no Curso de Directores de Bandas e Coros, orientado pelo Maestro Argentino Roberto Alesandro Perez, no Conservatório Regional de Portalegre.
Fez parte da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa entre 1991 e 1994, onde frequentou com mérito e elevado grau artístico, o Curso de Promoção a Cabo-Músico, tendo como professores: Capitão Agostinho Caineta, Tenente Élio Murcho, Sargento-Mor Catum Duarte e 1º Sargento Fernando Palacino.
Estudou, nos mesmos anos, no Conservatório Regional de Loures, a disciplina de Formação Musical e na Academia de Música Eborense, as disciplinas de Música de Câmara e Trombone, na classe do professor Hermenegildo Campos.
Foi elemento, durante vários anos, da Orquestra de Jazz “Big Band Opus One”, do Conservatório Regional de Portalegre, actuando por todo o país, sendo de destacar a presença assídua, nos Bailes de Gala da Universidade de Coimbra.
Em 1995, frequentou, em Oeiras, o XXIV Ciclo de Aperfeiçoamento de Regentes Amadores de Bandas Civis, tendo como professores: Major Aurélio Pinho, Capitão Agostinho Caineta e Sargento-Chefe Luís Rego. Realça-se, o facto de ter sido escolhido entre os colegas, para dirigir as duas peças corais de apresentação do Curso.
Foi professor da disciplina de Educação Musical na Escola C+S de Alter do Chão.
Em 1996, foi co-fundador do Grupo de Cantares de Música Popular Portuguesa “Abelterium”, o qual nasceu no seio desta Banda e onde foi acordeonista até 2002.
Em 1999 e 2000, participou nos Cursos Breves de História da Música Portuguesa e Sensibilização à Música Erudita, realizados pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com as autarquias de Alter do Chão e de Ponte de Sor, tendo como regentes dos cursos: Dr.º José Maria Pedrosa e Dr.º Filipe Mesquita, respectivamente.
Em 2001, participou no I Curso Regional de Regência de Bandas Filarmónicas, realizado na Sociedade Musical Euterpe – Portalegre, tendo como professores: Dr.º Tristão Nogueira, Adelino Mota e Carlos Marques.
Em 2002, participou no Curso de Direcção de Bandas, realizado na Banda Marcial de Fermentelos – Águeda, orientado pelo Maestro Irlandês Robert Houlihan e tendo como assistentes Adelino Mota e Carlos Marques.
Em 2003, participou no I Curso de Direcção, realizado na Sociedade Recreativa e Musical 12 de Abril – Travassô, orientado, também, pelo Maestro Robert Houlihan e tendo como assistentes Adelino Mota, Carlos Marques e José Pedro Figueiredo.
No campo do ensino da música, em Colectividades, dirigiu a Sociedade Filarmónica Alpalhoense – Alpalhão, a Banda União Artística de Castelo de Vide e, foi, ainda, professor na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Alvega e dinamizador do Ensino da Música, no 1.º Ciclo de Ensino Básico, em Alter do Chão. Concluiu em 2010 o Curso de Animador Sociocultural, na Escola Superior de Educação, em Portalegre.
É professor da Escola de Música e Maestro da Banda Municipal Alterense, demonstrando, grande dedicação e capacidade de trabalho, que se reflectem nos mais de 80 músicos, que já ingressaram nas fileiras da Banda Filarmónica, desde 1994.

Comentários